quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O caminho da redenção.


                Não há como imaginar a história da humanidade sendo contada sem a presença de Jesus Cristo. Ele, mais que dividir a história, é a razão da própria história. Em João 1.3 lemos: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.  A relação entre a graça e a redenção, parece muito clara, quando vemos que pela graça o caminho da redenção foi aberto para os eleitos. Essa afirmação é registrada em Romanos 3. 24: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” e II Co 8.9, quando diz: “... pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos”.

                Ao escrever aos romanos, Paulo afirma: “pois todos pecaram e carecem da glória de DEUS, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” - 3.23 e 24. A justiça que sobrepõe à injustiça é completamente resultante da graça de DEUS. Não há no ser - humano nenhum tipo de mérito nesse campo, no entanto em função da graça somos considerados perdoados e puros diante de DEUS. Parece ficar bem claro quando vemos que não merecemos, mas por alguma razão recebemos. Essa razão é a graça.

                Somos, então, salvos pela graça, não há nenhum merecimento para que alcancemos a salvação. Esta não depende de nenhuma condição, mas é aplicada pura e simplesmente pela graça de DEUS Pai. Lucas relatando os Atos dos Apóstolos diz: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus...” - Atos 15.11. Um pouco mais adiante lemos: “... auxiliou muito aqueles que mediante a graça haviam crido” Atos 18.27. A graça é o caminho para a fé, e para salvação.

                A carta aos Gálatas é uma apologia a graça. No começo da carta, Paulo faz um desabafo: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho” - Gálatas 1.6. Durante toda a carta faz várias referências à graça, até que no encerramento deseja que a graça do Senhor Jesus Cristo esteja com todos. Muitos dos irmãos daquela época estavam se amarrando à Lei, ao invés de mergulharem na graça. Ainda hoje muitos trilham no mesmo erro, em função de um legalismo cultural ou baseado em gostos pessoais. É preciso viver a graça, afinal somente através dela que somos salvos, justificados e redimidos. Colossenses 1.20: “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário