quinta-feira, 28 de julho de 2011

O conceito de “aceitabilidade”.


O conceito de aceitabilidade precisa ser claramente entendido à luz do cristianismo. Enquanto a maioria das pessoas quer ser aceita pelo próximo e, para alcançar este objetivo faz de tudo, o mesmo raciocínio não pode, mas vem sendo aplicado dentro do cristianismo.

Uma pergunta atravessa nossos debates existenciais: O que pensam de mim? A intenção, em algumas ocasiões, está na tentativa de nos moldarmos ao modelo idealizado por alguém para a minha vida. Este processo se fundamenta no desejo de ser aceito, de se tornar aceitável e assim vivenciar o conceito de aceitabilidade. Esta questão se dá em maior ou menor intensidade dependendo da faixa etária ou da estima de um indivíduo. Parece ser normal acontecer em algumas fases da vida, mas jamais a vida toda.

A transição da aceitabilidade social para a espiritual brota da conclusão ilógica que se para ser aceito por alguém necessito fazer algo, também preciso fazer algo para ser aceito por Deus. Esta perspectiva quebra o princípio bíblico de que o Senhor tomou a iniciativa do relacionamento com o ser humano. Para exemplificar, a Carta de Paulo aos Efésios assim registra: “1.3: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 1.4: assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele”. No capítulo seguinte lemos: “2.1: Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2.2: nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”. A escolha de Deus acontece antes do ser humano existir e a iniciativa é inteiramente Dele.

O conceito de aceitabilidade aplicado ao cristianismo está fundamentado no esforço humano para ser aceito por Deus. A pergunta que me parece oportuna fazer é: O que posso fazer para ser aceito por Deus? Entendo que não existe ação humana que fará com que Deus nos aceite. Nenhuma obra minha me dará a garantia de que o Senhor, por causa do meu esforço, do meu empenho, me receberá em Sua presença. O cristianismo nos dá a maravilhosa notícia de que somos aceitos. Simplesmente aceitos. O Senhor nos aceitou baseado em Seu amor, não em uma atitude humana.

Você foi aceito por Deus. Não importa o que tenha feito no passado. O amor de Deus nos constrange exatamente por conta de sua generosidade. Apesar de quem somos Ele nos ama. Apesar de nossa história, foi a nós que Deus amou em Jesus. As mudanças em nossa vida não são realizadas para sermos aceitos, mas exatamente por já termos sido aceitos.

Receba um abração,
Rev. Jr. Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário